ESCOLA CASTRO ALVES
SÉRIE: 5.° ANO ANO: 2010
TURNO: MATUTINO
TURMA:D
DOCENTE: LUIZ ROCHA,
PLANO DE CURSO
OBJETIVO GERAL:
Desenvolver a habilidade da linguagem oral e escrita, e despertando o interesse de resolver situações problemas envolvendo raciocínio lógico bem como situando no tempo e espaço e suas modificações.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
Desenvolver a habilidade de uso da linguagem: oral e escrita, para que os alunos saibam adequar suas falas e compreender o uso das diferentes formas em que elas se apresentam;
Resolver situações – problema, sabendo validar estratégias e resultados, desenvolvendo formas de raciocínio para compreender o meio em que vive;
Identificar condições e fatores que estimulem a participação dos cidadãos na vida social como um processo democrático na construção do conhecimento;
Compreender que a melhoria nas condições de vida, os direitos políticos e os avanços tecnológicos e que as transformações socioculturais são conquistas decorrentes de conflitos e são direitos de todos os seres humanos;
Reconhecer que a saúde e o bem estar são direitos das crianças e adolescentes desenvolvendo a noção de respeito e solidariedade;
Desenvolver habilidades corporais relacionando a noção de respeito e solidariedade nas atitudes propostas.
CONTEÚDOS:
1.° bimestre
Português:
• Textos: informativos, narrativo, produção de texto;
• Substantivos: próprio, comum, simples e composto, sinônimos, pontuação, substantivos primitivos, derivado e coletivo;
• Acentuação;
• r,rr;
• uso do x e ch.
Matemática:
• Sistema de numeração decimal;
• Adição;
• Subtração;
• Sólidos geométricos;
Historia:
• Iniciando o estudo da historia;
• Os primeiros povoados da América;
• A diversidade dos povos indígenas nos Brasil;
• O inicio da Colonização ( Colonização portuguesa: O cultivo agrícola e as capitanias hereditárias).
Geografia:
O território brasileiro no mundo;
Os pontos extremos do território tem história;
O processo de formação do território brasileiro (O Brasil na América),
Países vizinhos do Brasil;
A divisão política do Brasil;
As paisagens e as regiões brasileiras (como os mapas são produzidos).
Ciências
Alimentação;
Alimentação equilibrada;
Os nutrientes;
O grupo dos alimentos;
A pirâmide alimentar;
Alimentos industrializados;
Composição e propriedades da água;
A água no planeta terra;
Contaminação da água.
Dicas de economia da água;
Água não tratada;
O solo e a produção de alimentos;
A importância do solo;
Queimada e derrubada de arvores;
Erosão;
Agricultura sustentável.
2.° bimestre
Português:
• Frase e oração;
• Transformando verso em poema;
• Palavras terminadas em L e V,
• Texto poético,
• Palavras com som de Z;
• A escrita das palavras traz, trás e atrás.
Matemática
Multiplicação:
• Propriedades da multiplicação;
• Multiplicação com fatores maior que 10 e menor que 10;
Geometria
Polígonos:
Medidas de superfície;
Mediadas d comprimento;
Perímetro;
Calculando áreas.
Geografia
• Quem são os brasileiros;
• Diversidade ética de população brasileira;
• O cidadão brasileiro;
• Conceito de cidadão e cidadania;
• A população brasileira,
• Censo demográfico;
• Gráficos e tabelas;
• Onde vivem os brasileiros?
• Distribuição da população brasileira;
• População rural e urbana do Brasil.
História:
• A resistência à escravidão;
• Formas de resistência à escravidão, formação de quilombos;
• Quilombo de Palmares, Zumbi de palmares, Comunidades remanescentes e quilombos na atualidade;
• O fim da escravidão;
• O movimento abolicionista, leis contra a escravidão no Brasil; a lei áurea;
• As lutas de descendentes de africanos na atualidade;
• Luta contra a discriminação e o preconceito.
Ciência
Ar poluído: a terra em perigo
• Composição do ar;
• Problemas ambientais;
• Destruição da camada de ozônio;
• Agravamento do efeito estufa e aquecimento global;
• Combatendo a poluição do ar;
• Os seres vivos e suas relações com o ambiente;
• Onde moram os seres vivos;
• Habitat;
• Seres vivos e seres não vivos no ambiente;
• Os diversos ecossistemas;
• As cidades;
• Quando um animal é extinto.
3.° bimestre
Português:
A escrita das palavras por que, por quê, porquê e porque;
Criando uma história;
Plural de palavras com til;
Pronomes;
Palavras bem, bom; mal, e mau;
As falas dos personagens na narrativa;
Narrando de diferentes formas.
Matemática
• Divisão;
• As idéias da divisão;
• Divisão com divisor maior que 10;
• Calculando os valores de expressões numéricas;
• Medidas de capacidade;
• Estudando metro cúbico e o litro;
• Frações;
• Fração de uma quantidade;
• Frações equivalentes;
• Adição e subtração com números decimais.
Geografia:
As paisagens que a natureza construiu e as pessoas modificaram.
Os elementos das paisagens;
Paisagens criadas pela natureza e paisagens criadas pelo homem;
As formas de relevo brasileiro;
Estrutura interna da terra;
As águas das paisagens;
Hidrografia e litoral;
Mudanças de tempo atmosférico e as paisagens (tempo e clima);
As plantas das paisagens brasileiras;
Vegetação.
História
Imigrantes nas cidades:
• O trabalho nas fabricas, outros trabalhos, os cortiços;
• Principais grupos de imigrantes alemães; portugueses, japoneses, sírios e libaneses;
• Operários lutam por seus direitos (associações e sindicatos, organização de greves);
• A vinda da família real para o Brasil;
• Proclamação da República.
Ciência
Nosso Corpo: organização e funcionamento:
Célula, unidade básica dos seres vivos;
Tecidos;
Órgãos;
Sistemas.
Corpo humano: regulação, reprodução e manutenção da saúde:
Sistema nervoso;
Órgãos dos sentidos;
Glândulas endócrinas;
Sistema genital masculino e feminino;
A fecundação;
A menstruação;
Doenças sexualmente transmissíveis.
Viver de modo saudável.
4.° bimestre
Verbos:
• Conjugação ar, er, ir;
• Sujeito e predicado;
• A escrita de lh e li;
• Escrevendo uma carta; A escrita das palavras onde e aonde.
Matemática:
Medida de tempo;
Medida de massa (Kg;tonelada, arroba);
Porcentagem (estudando e calculando porcentagens);
Gráficos e tabelas.
Geografia
As regiões brasileiras
Região Norte;
Região Nordeste;
Região Centro-oeste;
Região Sudeste;
Região Sul.
Principais características das cinco regiões brasileiras propostas pelo IBGE>
História
O povo brasileiro, expansão da colônia,
• Heranças culturais indígenas; autonomia do Brasil
• Influencias portuguesas; Sociedade do ouro.
• A influencia dos Africanos na cultura brasileira.
• Tempo dos coronéis
• Os imigrantes e a cultura brasileira; Era Vargas
• A ditadura Militar;
• O fim da ditadura;
• Democracia.
• Nosso Tempo ( atualidade)
Ciências
Tipos de energia
• De onde vimos, mantendo o corpo vivo, eu estou mudando.
• Transformando o ambiente
• Energia em transformação;
• Produção de calor;
• Combustão;
• Condutores de calor,
• Energia elétrica;
• Usina Hidrelétrica;
• Usina eólica;
• Usina Nuclear;
• Eletricidade em movimento.
METODOLOGIA
Textos trabalhados em grupos e individuais, pesquisas, experimentos, seminários, documentários, produções, palestras, dinâmicas, discussões, excussões e atividades extra-classe.
RECURSOS DIDÁTICOS
Quadro branco, livros didáticos, pincel, revistas, DVD, vídeo, data show, som, caixa amplificada, microfone, papel oficio, cartolina, régua, tesoura, cola, etc.
REFERENCIA BIBLIOGRÁFICA
Campedelli Samira, Hoje é dia de Português: 5º ano/ Ed. Positivo; 2007, Fonseca, Márcia santos: 5º ano/ Maria Hilda de Paiva Andrade, Marta BOussou Morais; Housa Brasil, 3ª Ed.- Curitiba
Projeto Buriti: Histótia/ organizadora
Editora Moderna: Editor Responsável César da Costa Júnior- 1ª ed.- São Paulo: Moderna, 2007
Projeto Buriti:geografia/ organizadora- Editora Moderna: Editor Responsável Virginia Aoki- 1ª ed.- São Paulo: Moderna, 2007
PINTO, Gerusa Rodrigues & LIMA, Regina Célia Villaça, O Dia –a- Dia do Professor, a pedagogia de projetos para 4ª série, 9ª ed. Belo Horizonte: FAPI LTDA ,2000
AVALIAÇÃO
Observar a maneira de como os educandos se comportam diante dos assuntos abordados bem como a interação com os colegas.
BLOGS RELACIONADOS
NOTICIAS DO BRASIL E DO MUNDO
REFORMA ORTOGRÁFICA
FAÇA AQUI SUA PESQUISA É SÓ CLICAR
ESTATUTO DA CRIANÇA
O QUE FAZER PARA MELHORAR A EDUCAÇÃO PÚBLICA
EDUCAR É UM ATO DE AMOR!
A EDUCAÇÃO É O PRINCIPAL ANTÍDOTO PARA COMBATER A DESIGUALDADE SOCIAL.
Luiz Rocha
Luiz Rocha
MENSAGENS PARA MEUS AMIGOS
MEU MEMORIAL
Função da escola
O desafio das escolas comum e especial é o de tornar claro o papel de cada uma, pois uma educação para todos, não nega nenhuma delas. Se os compromissos educacionais dessas não são sobrepostos, nem substituíveis, cabe a escola especial complementar a escola comum, atuando sobre o saber particular que invariavelmente vai determinar e possibilitar a construção do saber universal.
terça-feira, 8 de junho de 2010
Assinar:
Postagens (Atom)