O QUE FAZER PARA MELHORAR A EDUCAÇÃO PÚBLICA

EDUCAR É UM ATO DE AMOR!

A EDUCAÇÃO É O PRINCIPAL ANTÍDOTO PARA COMBATER A DESIGUALDADE SOCIAL.
Luiz Rocha

Função da escola

O desafio das escolas comum e especial é o de tornar claro o papel de cada uma, pois uma educação para todos, não nega nenhuma delas. Se os compromissos educacionais dessas não são sobrepostos, nem substituíveis, cabe a escola especial complementar a escola comum, atuando sobre o saber particular que invariavelmente vai determinar e possibilitar a construção do saber universal.

terça-feira, 8 de junho de 2010

PLANO ANUAL DO QUINTO ANO "D"

ESCOLA CASTRO ALVES
SÉRIE: 5.° ANO ANO: 2010
TURNO: MATUTINO
TURMA:D
DOCENTE: LUIZ ROCHA,


PLANO DE CURSO

OBJETIVO GERAL:
Desenvolver a habilidade da linguagem oral e escrita, e despertando o interesse de resolver situações problemas envolvendo raciocínio lógico bem como situando no tempo e espaço e suas modificações.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
 Desenvolver a habilidade de uso da linguagem: oral e escrita, para que os alunos saibam adequar suas falas e compreender o uso das diferentes formas em que elas se apresentam;
 Resolver situações – problema, sabendo validar estratégias e resultados, desenvolvendo formas de raciocínio para compreender o meio em que vive;
 Identificar condições e fatores que estimulem a participação dos cidadãos na vida social como um processo democrático na construção do conhecimento;
 Compreender que a melhoria nas condições de vida, os direitos políticos e os avanços tecnológicos e que as transformações socioculturais são conquistas decorrentes de conflitos e são direitos de todos os seres humanos;
 Reconhecer que a saúde e o bem estar são direitos das crianças e adolescentes desenvolvendo a noção de respeito e solidariedade;
 Desenvolver habilidades corporais relacionando a noção de respeito e solidariedade nas atitudes propostas.

CONTEÚDOS:

1.° bimestre
Português:
• Textos: informativos, narrativo, produção de texto;
• Substantivos: próprio, comum, simples e composto, sinônimos, pontuação, substantivos primitivos, derivado e coletivo;
• Acentuação;
• r,rr;
• uso do x e ch.

Matemática:
• Sistema de numeração decimal;
• Adição;
• Subtração;
• Sólidos geométricos;

Historia:
• Iniciando o estudo da historia;
• Os primeiros povoados da América;
• A diversidade dos povos indígenas nos Brasil;
• O inicio da Colonização ( Colonização portuguesa: O cultivo agrícola e as capitanias hereditárias).

Geografia:
 O território brasileiro no mundo;
 Os pontos extremos do território tem história;
 O processo de formação do território brasileiro (O Brasil na América),
 Países vizinhos do Brasil;
 A divisão política do Brasil;
 As paisagens e as regiões brasileiras (como os mapas são produzidos).

Ciências
 Alimentação;
 Alimentação equilibrada;
 Os nutrientes;
 O grupo dos alimentos;
 A pirâmide alimentar;
 Alimentos industrializados;
 Composição e propriedades da água;
 A água no planeta terra;
 Contaminação da água.
 Dicas de economia da água;
 Água não tratada;
 O solo e a produção de alimentos;
 A importância do solo;
 Queimada e derrubada de arvores;
 Erosão;
 Agricultura sustentável.

2.° bimestre
Português:
• Frase e oração;
• Transformando verso em poema;
• Palavras terminadas em L e V,
• Texto poético,
• Palavras com som de Z;
• A escrita das palavras traz, trás e atrás.

Matemática

Multiplicação:
• Propriedades da multiplicação;
• Multiplicação com fatores maior que 10 e menor que 10;

Geometria
Polígonos:
 Medidas de superfície;
 Mediadas d comprimento;
 Perímetro;
 Calculando áreas.
Geografia
• Quem são os brasileiros;
• Diversidade ética de população brasileira;
• O cidadão brasileiro;
• Conceito de cidadão e cidadania;
• A população brasileira,
• Censo demográfico;
• Gráficos e tabelas;
• Onde vivem os brasileiros?
• Distribuição da população brasileira;
• População rural e urbana do Brasil.

História:
• A resistência à escravidão;
• Formas de resistência à escravidão, formação de quilombos;
• Quilombo de Palmares, Zumbi de palmares, Comunidades remanescentes e quilombos na atualidade;
• O fim da escravidão;
• O movimento abolicionista, leis contra a escravidão no Brasil; a lei áurea;
• As lutas de descendentes de africanos na atualidade;
• Luta contra a discriminação e o preconceito.

Ciência

Ar poluído: a terra em perigo
• Composição do ar;
• Problemas ambientais;
• Destruição da camada de ozônio;
• Agravamento do efeito estufa e aquecimento global;
• Combatendo a poluição do ar;
• Os seres vivos e suas relações com o ambiente;
• Onde moram os seres vivos;
• Habitat;
• Seres vivos e seres não vivos no ambiente;
• Os diversos ecossistemas;
• As cidades;
• Quando um animal é extinto.

3.° bimestre

Português:
 A escrita das palavras por que, por quê, porquê e porque;
 Criando uma história;
 Plural de palavras com til;
 Pronomes;
 Palavras bem, bom; mal, e mau;
 As falas dos personagens na narrativa;
 Narrando de diferentes formas.



Matemática
• Divisão;
• As idéias da divisão;
• Divisão com divisor maior que 10;
• Calculando os valores de expressões numéricas;
• Medidas de capacidade;
• Estudando metro cúbico e o litro;
• Frações;
• Fração de uma quantidade;
• Frações equivalentes;
• Adição e subtração com números decimais.

Geografia:

As paisagens que a natureza construiu e as pessoas modificaram.
 Os elementos das paisagens;
 Paisagens criadas pela natureza e paisagens criadas pelo homem;
 As formas de relevo brasileiro;
 Estrutura interna da terra;
 As águas das paisagens;
 Hidrografia e litoral;
 Mudanças de tempo atmosférico e as paisagens (tempo e clima);
 As plantas das paisagens brasileiras;
 Vegetação.

História

Imigrantes nas cidades:
• O trabalho nas fabricas, outros trabalhos, os cortiços;
• Principais grupos de imigrantes alemães; portugueses, japoneses, sírios e libaneses;
• Operários lutam por seus direitos (associações e sindicatos, organização de greves);
• A vinda da família real para o Brasil;
• Proclamação da República.

Ciência

Nosso Corpo: organização e funcionamento:
 Célula, unidade básica dos seres vivos;
 Tecidos;
 Órgãos;
 Sistemas.

Corpo humano: regulação, reprodução e manutenção da saúde:
 Sistema nervoso;
 Órgãos dos sentidos;
 Glândulas endócrinas;
 Sistema genital masculino e feminino;
 A fecundação;
 A menstruação;
 Doenças sexualmente transmissíveis.
 Viver de modo saudável.


4.° bimestre

Verbos:
• Conjugação ar, er, ir;
• Sujeito e predicado;
• A escrita de lh e li;
• Escrevendo uma carta; A escrita das palavras onde e aonde.

Matemática:
 Medida de tempo;
 Medida de massa (Kg;tonelada, arroba);
 Porcentagem (estudando e calculando porcentagens);
 Gráficos e tabelas.

Geografia
As regiões brasileiras
 Região Norte;
 Região Nordeste;
 Região Centro-oeste;
 Região Sudeste;
 Região Sul.
 Principais características das cinco regiões brasileiras propostas pelo IBGE>

História
O povo brasileiro, expansão da colônia,
• Heranças culturais indígenas; autonomia do Brasil
• Influencias portuguesas; Sociedade do ouro.
• A influencia dos Africanos na cultura brasileira.
• Tempo dos coronéis
• Os imigrantes e a cultura brasileira; Era Vargas
• A ditadura Militar;
• O fim da ditadura;
• Democracia.
• Nosso Tempo ( atualidade)

Ciências
Tipos de energia
• De onde vimos, mantendo o corpo vivo, eu estou mudando.
• Transformando o ambiente
• Energia em transformação;
• Produção de calor;
• Combustão;
• Condutores de calor,
• Energia elétrica;
• Usina Hidrelétrica;
• Usina eólica;
• Usina Nuclear;
• Eletricidade em movimento.

METODOLOGIA
Textos trabalhados em grupos e individuais, pesquisas, experimentos, seminários, documentários, produções, palestras, dinâmicas, discussões, excussões e atividades extra-classe.

RECURSOS DIDÁTICOS
Quadro branco, livros didáticos, pincel, revistas, DVD, vídeo, data show, som, caixa amplificada, microfone, papel oficio, cartolina, régua, tesoura, cola, etc.

REFERENCIA BIBLIOGRÁFICA
Campedelli Samira, Hoje é dia de Português: 5º ano/ Ed. Positivo; 2007, Fonseca, Márcia santos: 5º ano/ Maria Hilda de Paiva Andrade, Marta BOussou Morais; Housa Brasil, 3ª Ed.- Curitiba
Projeto Buriti: Histótia/ organizadora
Editora Moderna: Editor Responsável César da Costa Júnior- 1ª ed.- São Paulo: Moderna, 2007
Projeto Buriti:geografia/ organizadora- Editora Moderna: Editor Responsável Virginia Aoki- 1ª ed.- São Paulo: Moderna, 2007
PINTO, Gerusa Rodrigues & LIMA, Regina Célia Villaça, O Dia –a- Dia do Professor, a pedagogia de projetos para 4ª série, 9ª ed. Belo Horizonte: FAPI LTDA ,2000



AVALIAÇÃO
Observar a maneira de como os educandos se comportam diante dos assuntos abordados bem como a interação com os colegas.