O QUE FAZER PARA MELHORAR A EDUCAÇÃO PÚBLICA

EDUCAR É UM ATO DE AMOR!

A EDUCAÇÃO É O PRINCIPAL ANTÍDOTO PARA COMBATER A DESIGUALDADE SOCIAL.
Luiz Rocha

Função da escola

O desafio das escolas comum e especial é o de tornar claro o papel de cada uma, pois uma educação para todos, não nega nenhuma delas. Se os compromissos educacionais dessas não são sobrepostos, nem substituíveis, cabe a escola especial complementar a escola comum, atuando sobre o saber particular que invariavelmente vai determinar e possibilitar a construção do saber universal.

quinta-feira, 3 de novembro de 2011

A EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, A HISTÓRIA E A CULTURA


A EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, A HISTÓRIA E A CULTURA



        A História da Ciência, particularmente, a História da Matemática, constitui uma das partes mais interessantes do conhecimento. Permite compreender a origem das idéias que formaram a nossa cultura e observar também os aspectos humanos do seu desenvolvimento. Assim, esta história é um valioso instrumento para o ensino/aprendizado da própria Matemática. Podemos entender porque cada conceito foi introduzido e porque, no fundo, ele sempre era algo natural no seu momento. Possibilita, também, estabelecer conexões com a história, a filosofia, a geografia e várias outras manifestações da cultura. Conhecendo a História da Matemática percebemos que as teorias que hoje aparecem resultaram sempre de desafios que os matemáticos enfrentaram e foram desenvolvidas com grande esforço, quase sempre, numa ordem bem diferente daquela em que são apresentadas após todo o processo de descoberta.
O professor de Matemática deve ter conhecimento de sua disciplina, porém a transmissão desse conhecimento através do ensino depende de sua compreensão de como esse conhecimento se originou de quais as principais motivações para o seu desenvolvimento e quais as razões de sua presença nos currículos escolares. Destacar esses fatos é um dos principais objetivos da História da Matemática.