O QUE FAZER PARA MELHORAR A EDUCAÇÃO PÚBLICA

EDUCAR É UM ATO DE AMOR!

A EDUCAÇÃO É O PRINCIPAL ANTÍDOTO PARA COMBATER A DESIGUALDADE SOCIAL.
Luiz Rocha

Função da escola

O desafio das escolas comum e especial é o de tornar claro o papel de cada uma, pois uma educação para todos, não nega nenhuma delas. Se os compromissos educacionais dessas não são sobrepostos, nem substituíveis, cabe a escola especial complementar a escola comum, atuando sobre o saber particular que invariavelmente vai determinar e possibilitar a construção do saber universal.

quarta-feira, 27 de outubro de 2010

SERRA DO RAMALHO:NOSSA HISTORIA EM CONSTRUÇÃO


NOSSA HISTORIA EM CONSTRUÇÃO

Considerando os diversos aspectos que contribuíram para o surgimento e de desenvolvimento do Município de Serra do Ramalho, resolvemos dividir sua história em três etapas que iremos abordar. A fase anterior a vinda do INCRA (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária); O Período de Colonização e o Período de emancipação política até os dias atuais.
Achamos equivocada a opinião de muitas pessoas quando divulgam a idéia de que Serra do Ramalho é uma região recém habitada. Temos em nosso município comunidades e localidades habitadas há muitos anos, entre as quais destacamos Barreiro Grande, Campinhos, Boa Vista, Tabuleiro, as fazendas da CSB, Serra Solta, Lajeado, Taquari, Fazenda Roberto, etc. Algumas chegando a ultrapassar 100 anos de existência,.Portanto é errado estudar Serra do Ramalho sem levar em conta os costumes, crenças e tradições existentes nesse período.
Quando o Governo Federal resolveu construir a Barragem de Sobradinho, ,escolheu a região entre o Rio São Francisco e a Serra do Ramalho para abrigar os habitantes que residiam na área da Barragem, que compreendem os municípios de Casa Nova, Pilão Arcado, Remanso, Sento Sé e Sobradinho.
Foi juntando em 1975 o Projeto Especial de Colonização de Serra do Ramalho, que desapropriou todas as propriedades existentes para distribuir as terras uniformemente entre os recém chegados, sem levar em conta as aptidões das pessoas. O auge da Colonização teve muita fartura e assistência do INCRA. As chuvas eram constantes e a produção algodoeira propiciou um forte impulso na Economia do município vizinho ao projeto: Bom Jesus da Lapa. O responsável por toda assistência às Agrovilas era o INCRA, que assumiu a educação, saúde, transporte, etc.
Impulsionado pelos interesses político de algumas lideranças foi criado em 1989 o Município de Serra do Ramalho, que abandonado pelo INCRA, teve na prefeitura sua única via de organização e sustentação, tal período coincidiu com o declínio da lavoura algodoeira, aumentando o caos. Gradativamente a vocação para a pecuária foi surgindo como alternativa de sobrevivência para o nosso povo.
Serra do Ramalho teve como seu primeiro prefeito Boalô Dantas, que foi o executor que mais se destacou, no período que este município era apenas um projeto de colonização e reforma agrária. Boalô foi prefeito de nosso município por apenas 2 anos. Suas principais obras foram a criação do parque de vaquejada,câmara municipal e casas populares do bairro Belenzinho.
O segundo prefeito de nosso município foi Dumuriez ( 1993-1996). Sendo substituído por Alberto Godooy que governou nosso município por 8 anos (1997-2004) suas grandes obras foram água do Rio São Francisco encanada,pavimentação das ruas e avenidas na sede do município,creches,escolas,hospital, centro cultural, áreas de lazeres (praças, modernização do parque).
   
Diante das diversas situações abordadas temos nos dias atuais uma variedade cultural, fruto da miscigenação de diversos povos, com origens e costumes diferenciados.
Acreditamos que os anos a seguirem nos possibilitarão a formação de uma identidade cultural que está em contínua formação. As pessoas vão se encontrando, convivendo e gerando uma nova forma de vida, baseada não na vida de suas comunidades primitivas, mas nova sociedade, com especificidades peculiares a região onde habitam.

TEXTO PRODUZIDO POR LETICIA: O MILHÃO( aluna do quinto ano)


O MILHÃO

Um dia Pedro Malasartes ia passando por uma fazenda quando encontrou um milho bem grande.
No dia seguinte Pedro encontrou com um de seus antigos amigos de infância.
- Oi como vai? Pergunta Pedro
- Vou muito bem e você? Pergunta seu amigo.
- Eu vou bem! Pedro responde.
- Quero fazer uma proposta com um milhão diz Pedro.
- Hum! que proposta tentadora diz seu amigo.
- Se você ganhar você fica com um milhão e me dá 100 reais, fala Pedro
- Fechado!!! Disse o amigo de Pedro!
- Qual é o desafio?
- É fácil, é você atravessar a rua, disse Pedro.
Então ele atravessou a rua e disse:
- Eu quero meu milhão!
E Pedro lhe deu um milhão pegou os 100 reais e saiu correndo.