SERRA DO RAMALHO X NEODÍMIO: Precauções na exploração do minério
A divulgação recente na mídia da descorberta de uma jazida de neodímio em Serra do Ramalho fez com que nos serramalhense questionássemos acerca dos beneficios ou malefécios deste metal classificado entre os demais elementos químicos como terras raras.
Muitos serramalhenses, logo começaram a sonhar que esta descoberta trazeria para o nosso municipio muitas requezas e geração de emprego, ao meu ver, nos devemos antes de tudo buscarmos informação para sabermos qual será o impacto ambiental que a exploração deste minério trará para o nosso pedaço de chão, pois exploração de minerios sempre troxe mais problemas irreversiveis para o local em que o minerio está sendo explorado deque beneficios à comunidade local!
Então, gente não vamos nos fantasiarmos que tiramos o pé do lodo com a descobeta desta jazida mas sim antes que este minerio ser explorado exigirmos dos orgãos competentes um estudo detalhado do impacto ambiental que este minério pode causar ao nosso município.
Abaixo fiz questão de adicionar alguns malefecios que este minerio causa a saúde pùblica quando explorado:
PRECAUÇÕESO pó de metal neodímio é perigoso, entra facilmente em combustão e é explosivo.
Os compostos de neodímio como o de todos os metais terras raras apresentam toxicidade de moderada a baixa, entretanto, sua toxicidade não foi completamente investigada. A poeira de neodímio e os seus sais são muito irritante aos olhos e mucosas, e irritam moderadamente a pele. Respirar o pó pode causar embolia pulmonar, e a exposição prolongada danifica o fígado. O neodímio age também como anticoagulante , especialmente quando dado por via endovenosa.