O QUE FAZER PARA MELHORAR A EDUCAÇÃO PÚBLICA

EDUCAR É UM ATO DE AMOR!

A EDUCAÇÃO É O PRINCIPAL ANTÍDOTO PARA COMBATER A DESIGUALDADE SOCIAL.
Luiz Rocha

Função da escola

O desafio das escolas comum e especial é o de tornar claro o papel de cada uma, pois uma educação para todos, não nega nenhuma delas. Se os compromissos educacionais dessas não são sobrepostos, nem substituíveis, cabe a escola especial complementar a escola comum, atuando sobre o saber particular que invariavelmente vai determinar e possibilitar a construção do saber universal.

sexta-feira, 8 de julho de 2011

O SUCESSO ESCOLAR PELA VIA DO REFORÇO ESCOLAR

O SUCESSO ESCOLAR PELA VIA DO REFORÇO ESCOLAR


        Os alunos que participam do reforço escolar sempre apresentam avanços em sua aprendizagem, pois tiveram voltados pra si a atenção necessária para desenvolver-se. Muitas das vezes os regentes de ensino não se preocupam com os alunos com nível de aprendizagem baixa, e vão seguindo ministrando suas aulas como que eles fossem invisíveis, o que piora a situação na maioria, pois as dificuldades são acumuladas e os alunos passam a se ver como incapazes.
   É nessa proposta que se dá importância da observação dos educandos, o professor precisa conhecer bem seus alunos, para assim identificar as principais dificuldades enfrentadas por eles e descobrir a melhor maneira de barrá-las. São muitas as maneiras de deixar uma aprendizagem mais criativa, jogos, músicas, livros, passeios, histórias, etc. São apenas poucas das inúmeras formas de ludicidar o aprender, e cabe ao educador encontrar a melhor maneira, pois só ele é capaz de conhecer seu aluno.

SERRA DO RAMALHO: EDUCAÇÃO ESPECIAL PARA CRIANÇAS COM SÍNDROME DE DOWN

A EDUCAÇÃO ESPECIAL PARA CRIANÇAS COM SÍNDROME DE DOWN

       A educação especial é uma modalidade de ensino que visa promover o desenvolvimento global a alunos portadores de deficiências, que necessitam de atendimento especializado, respeitando as diferenças individuais, de modo a lhes assegurar o pleno exercício dos direitos básicos de cidadão e efetiva integração social.
         Proporcionar ao portador de deficiência a promoção de suas capacidades envolve o desenvolvimento pleno de sua personalidade, a participação ativa na vida social e no mundo do trabalho são objetivos principais da educação especial e assim como o desenvolvimento bio-psiquico-social, proporcionando aprendizagem que conduza a criança portadora de necessidades especiais maior autonomia.
     A prática pedagógica adaptada às diferenças individuais vem sendo promovida dentro das escolas do ensino regular. No entanto, requerem metodologias, procedimentos pedagógicos, materiais e equipamentos adaptados.

AS DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM DO PORTADOR DE SÍNDROME DE DOWN

AS DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM DO PORTADOR DE SÍNDROME DE DOWN


          A criança com síndrome de Down têm idade cronológica diferente de idade funcional, desta forma, não se deve esperar uma resposta idêntica à resposta da "normais", que não apresentam alterações de aprendizagem.
          Esta deficiência decorre de lesões cerebrais e desajustes funcionais do sistema nervoso. A prontidão para a aprendizagem depende da complexa integração dos processos neurológicos e da harmoniosa evolução de funções especificas como linguagem, percepção, esquema corporal, orientação têmporo-espacial e lateralidade. É comum ser observado na criança Down alterações severas de internalizações de conceitos de tempo e espaço, que dificultarão muitas aquisições e refletirão especialmente em memória e planificação, além de dificultarem muito a aquisição de linguagem.
         Crianças especiais como as portadoras de síndrome de Down não desenvolvem estratégias espontâneas e este é um fato que deve ser considerado em seu processo de aquisição de aprendizagem, já que esta terá muitas dificuldades em resolver problemas e encontrar soluções sozinhas.

Resolução de Situação Problema Contextualizada Com o Cotidiano dos Educandos/ SERRA DO RAMALHO

URFB - Universidade Federal do Recôncavo Baiano


PROJETO GESTAR II – Programa Gestão de Aprendizagem Escolar

SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO – SERRA DO RAMALHO-BA

CURSISTA: JOSÉ LUIZ DA SILVA ROCHA

FORMADOR:





















PROJETO DE ENSINO



Resolução de Situação Problema Contextualizada Com o Cotidiano dos Educandos



























































SERRA DO RAMALHO

JUNHO-2011

CURSISTA

JOSE LUIZ DA SILVA ROCHA



FORMADOR/ TUTOR


















PROJETO DE ENSINO



Resolução de Situação Problema Contextualizada Com o Cotidiano dos Educandos























Trabalho inicial, apresentado como requisito parcial de avaliação ao curso Programa Gestão de Aprendizagem Escolar sob a orientação do formador/tutor .





























SERRA DO RAMALHO

JUNHO-2011







SUMÁRIO



INTRODUÇÃO

03

TEMA GERADOR

04

JUSTIFICATIVA

05

OBJETIVOS:

06

DESENVOLVMENTO TEORICO E ASPECTOS PROCEDIMENTAIS



07

CRONOGRAMA

09

OPERACIONALIZAÇÕES

11

CONSIDERAÇÕES FINAIS

12

REFERENCIAS

13

ANEXOS 14

























































INTRODUÇÃO: RESOLUÇÃO DE SITUAÇÃO PROBLEMA NO COTIDIANO



Resolver problemas é uma prática que acompanha o ser humano ao longo da sua existência. Para quem sabe resolver uma situação-problema, o problema não existe... A resolução de situações-problema é o meio essencial para o processo de ensino-aprendizagem significativo dos conhecimentos matemáticos.

A resolução de um problema é na verdade um desafio e um pouco de descobrimento, uma vez que não existe um método rígido do qual o aluno possa sempre seguir para encontrar a solução de uma situação-problema. De acordo com as temáticas do Gestar e o que vivenciamos em nossas escolas existem passos de pensamento, mais especificamente os de resolução que podem ajudar o aluno neste processo, que são os seguintes: compreender o problema, estabelecimento de um plano, execução do plano e o retrospecto.

Fica evidente com as propostas do Gestar que a resolução de situações-problema deveria ser uma prática freqüente nas aulas de Matemática. Apesar de se tratar de um método que dá certa dose de trabalho tanto para os professores quanto para os alunos, pois ambos têm que interagir e quebrarem a rotina da aula. Assim, sua utilização contribui para o ensino de conceitos matemáticos tornando a aprendizagem do aluno prazerosa e, ao mesmo tempo, calcada na conscientização de seus processos de pensamento e na relação que ele pode estabelecer entre a formalização matemática e a resolução de problemas do cotidiano.































TEMA GERADOR: Resolução de Situação Problema Contextualizada Com o Cotidiano dos Educandos



A resolução de um problema no cotidiano é na verdade um desafio e um pouco de descobrimento, uma vez que não existe um método rígido do qual o aluno possa sempre seguir para encontrar a solução de uma situação-problema. De acordo com as temáticas do Gestar e o que vivenciamos em nossas escolas existem passos de pensamento, mais especificamente os de resolução que podem ajudar o aluno neste processo, que são os seguintes: compreender o problema, estabelecimento de um plano, execução do plano e o retrospecto.









































































JUSTIFICATIVA



A rede municipal de ensino em sua jornada pedagógica que acontece no inicio do ano, aonde neste encontro juntamente com o coordenador é a nos professores apresentada a proposta curricular de ensino da rede municipal onde já vem elencados os conteúdos a serem desenvolvidos durante o ano letivo bem como o livro didático a ser utilizado pelo aluno e o professor. E sempre nos encontros de atividades complementares somos questionados se estamos conseguindo cumprir a proposta curricular da rede municipal de ensino..

O livro didático adotado pela rede municipal de ensino é o GIOVANNI JR & CASTRUCI, A Conquista da Matemática, que aborda em sua posposta de ensino questões de ordem interdisciplinar e resoluções de situação problema.

Então, estamos nos empenhado em atender as propostas apresentadas pelo Gestar II, e diga se de passagem a principio estamos conseguindo trabalhar em harmonia com a proposta pedagógica elaborada pela a coordenação da Secretaria Municipal Educação..





















































OBJETIVOS:



Que os educandos que estão sendo contemplados pelo Programa Gestão de Aprendizagem Escolar cheguem ao final deste projeto capaz de:





• Resolver situações-problema que sejam familiares a sua realidade;

• Compreender os enunciados, para que possa exercitar sua capacidade mental e refletir sobre o seu próprio processo de pensamento, a fim de melhorá-lo conscientemente;

• Estimular o necessário para que confie em si mesmo e use a sua criatividade, no intuito de que ele explore e descubra novas estratégias de resolução;

• Resolver outras situações-problema da Matemática ou de cunho científico, que não sejam apenas na escola, mas sim no seu cotidiano;

• Elaborar seu pensamento para a busca de soluções frente à situação-problema apresentada;

• Pensar e criar suas próprias estratégias de resolução.



















































DESENVOLVIMENTO TEORICO E ASPECTOS PROCEDIMENTAIS





Perfil da Escola



As propostas de trabalho orientadas no Programa Gestar II estão sendo desenvolvidas na Escola Municipal Nossa Senhora de Fátima que fica localizada no Povoado de Água Fria, a cerca de 20 quilômetros da sede do município na zona rural de Serra do Ramalho, às margens do rio São Francisco..

Esta escola oferece o ensino de 1º ao 9º ano do ensino fundamental funcionando no período diurno dividido em matutino, vespertino e ainda um turno intermediário que funciona das 10:30hr às 14: 00 horas, com apenas três classes para atender os discentes.

É classificada dentro dos padrões do município como uma escola de pequeno porte, pois nesta escola estão matriculados cerca de 106 alunos, todos oriundos de família de baixa renda e que dependem dos programas sociais do governo federal para viverem.



O Corpo Docente

O corpo docente desta escola é composto por uma diretora que reside na comunidade e possui a formação de Ensino Médio e ainda não faz nenhuma licenciatura. Os oito professores que ensinam nesta comunidade sete lecionam 40 horas na rede municipal, três destes tem as 40 horas nesta mesma escolas os demais atuam um turno na sede do município e o outro nesta instituição de ensino.

Todos os professores são concursados e passaram a lecionar nesta escola somente a partir de março de 2010, vale ressaltar que foram lotados nesta escola os que obteram as melhores colocações neste concurso. Todos os docentes que atuam nesta escola como também o secretario escolar residem na sede do município e deslocam para esta unidade escolar diariamente.

Dos professores que atual nesta escola cinco possui formação acadêmica em Pedagogia pela UNEB e Pos Graduação na área educacional, uma com formação em Historia pela FTCead, e os demais estão atualmente fazendo graduação também em pedagogia na modalidade Ead.

Até o ano de 2009 os professores que atuavam nesta escola eram educadores normalmente contratados que muita das vezes não tinha nem a formação em magistério.





Os discentes



Os alunos ao qual leciono e que estão sendo contemplados pelo Programa Gestão da Aprendizagem Escolar estudam o sétimo ano, no turno Vespertino das 14 : 00hrs às 18:00hr.

São alunos filhos de famílias ribeirinhas que residem em uma comunidade com cerca de 40 famílias às margens do rio São Francisco. Comunidade esta que se identificam como Remanescentes de Quilombos, mas que ainda estão lutando junto às autoridades competentes por este reconhecimento.

Os alunos que estão sendo acompanhados pelo programa possuem uma faixa etária entre 12 e 14 anos e apresentam grande dificuldade na interpretação e resolução de situações problemas. Acredito que a principal causa desta deficiência seja a falta de domínio da leitura, pois apresentam muita dificuldade de ler e compreender um texto e ainda são ao meu ver “analfabetos funcional” o que com certeza dificulta a compreensão e resolução de situações problemas.

Então, de acordo com a proposta apresentada acredito que trabalhando com estes educandos situações problemas que estejam contextualizadas da realidade em que estão inseridos desapertará nestes educandos não somente a resolução de problemas mas também o desenvolvimento da leitura e da escrita que são competências fundamentais para que o aluno desenvolva a capacidade de pensar e criar suas próprias estratégias de resolução.















































CRONOGRAMA



MESES CADERNO

DE TEORIA TEMÁTICA CONTEXTUALIZADA

ABRIL TP1

SEÇÃO 1 Estudando proporcionalidade na alimentação dos animais.

O texto que discute esta temática foi digitado e mimeografados e entregue aos alunos. Em seguida foi feita uma leitura coletiva do mesmo onde os alunos ficaram surpresos com as informações contidas, que levaram a refletir.

Em seguida os alunos foram orientados a ficarem em grupos de ate 4 componentes, onde cada grupo recebeu uma cartolina para que podessem demonstrar em um gráfico a proporcionalidade do peso de cada animal bem como a média de alimentação diária.

MAIO TP2

SEÇÃO COLETIVA 4 Exploração dos conceitos desenvolvidos pela situação problema.

Exploramos nesta temática o conceito de probabilidades, fazendo o uso de moedas. Foi feito também dinâmica com moedas para que os educandos fixassem de forma prazerosa a proposta pedagógica.



JUNHO TP3

UNIVERSO DAS FORMAS Reconhecendo as formas geométricas à nossa volta e construindo conhecimento



A aula de geometria torna- se mais interessante ao educando quando esta aula é ensinada não só de forma expositiva mais contextualizada com oficinas.

Então logo após apresentarmos para os alunos a geometria plana e calculando área e perímetro das mais diversas formas geométricas. Introduzimos sólidos geométricos e as aulas ao meu ver se tornaram mais proveitosas quando passamos a trabalhar oficinas demonstrado os mais diversos sólidos geométricos e como calcular a área e o volume dos sólidos que foram construídos pelos grupos.

JULHO TP4

UNIDADE 15

SEÇÃO 2 Construção do conhecimento matemático em ação: eclipses, semelhanças de triângulos, teorema de tales.



Voltar ao tempo na matemática dos gregos e dos conceitos matemáticos, como os de razão, proporção e triângulos semelhantes, com os quais resolvam grande parte dos problemas e que ainda resolvem muitos problemas do cotidiano.

AGOSTO TP5

UNIDADE 17

SEÇÃO 1 Integrando a matemática ao mundo real

A reflexão sobre o papel da multiplicidade e da quantidade de informação na formação e na resolução de novas formas de problemas sociais.

O uso de tecnologia nas mais variadas esferas da atividade humana vem gerando soluções para muitos problemas, mas vem criando novos desafios,principalmente na área de segurança.

SETEMBRO TP6

UNIDADE 21 A álgebra como ferramenta humana: Frações e frações algébricas.

Desenvolver situações para exploração do método algébrico e do método de inversão na resolução de problemas aritméticos e novos conceitos que sejam motivadores para essa introdução tornando o conceito útil e necessário.

Socialização dos conhecimentos adquiridos durante o programa gestão da Aprendizagem









































































OPERACIONALIZAÇÕES



A Escola Nossa senhora de Fátima é uma escola localizada na zona rural do município há cerca de 22 quilômetros da sede do município é considerado pela a secretaria Municipal de Educação como um localidade de difícil acesso.

Então, as atividades que forem planejadas tem que estar de acordo com o material pedagógico disponível na escola que diga se de passagem e precário.

Os alunos por serem de uma comunidade carente não têm costume de trazer materiais pedagógicos para oficinas, ficando qualquer material que se faz necessário a cargo do docente.

Quando se trata de oficinas os alunos têm demonstrado grande interesse em participar como já foi confeccionado com eles duas oficinas, a saber, jogos do tangran e sólidos geométricos.

Recebi o convite da Secretaria Municipal de educação do município para participar desde curso, mas não conhecia a proposta e foi alegado pela coordenadora responsável pela escola que leciono que estava sendo indicado para esta capacitação um professor de matemática de escola e como eu era o único da escola.

O Professor formador nos orientou que devíamos focalizar este trabalho em apenas uma única turma, analisei e após algumas observações optei pelo turma do sétimo ano usando como critério de ser uma turma que acompanho desde o ano 2010,e assim poder avaliar os avanços que supostamente obteremos com as propostas do Gestar II.

A turma do sétimo ano foi selecionada pelo motivo de ser uma turma disciplina e que tem apresentada disposição em fazer as atividades propostas e sempre com muita dedicação. Como esta turma que leciono é localizada na zona rural e nesta turma estudam cerca de 12 alunos, então fica mais fácil monitora com mais dedicação e acompanhar os possíveis avanços.













































CONSIDERAÇÕES FINAIS

Todos os alunos envolvidos estão participando com entusiasmo. Os trabalhos apresentados pelos grupos estão sendo fixados no mural da escola.

Até o presente momento as atividades desenvolvidas tem sido muito proveitosa pois praticamente todas as atividades que serão trabalhadas pelos educandos são primeiramente desenvolvidas por nos cursista nas oficinas do Gestar, que tem si tornado de uma certa forma em um laboratório aonde de antemão é possível antecipa as dificuldades e êxitos a ser alcançados nas aulas.

O primeiro trabalho desenvolvido em sala de aula foi a elaboração de um gráfico aonde foi demonstrado a proporcionalidade da alimentação dos animais.

Houve na verdade um pouco de dificuldade em montar o gráfico comparativo a proporcionalidade de alimentos consumidos por animais de pequenos e grande porte em um mesmo cartaz. Optamos por separar os animais em dois grupos os de pequenos porte em um gráfico e os de grande porte em outro, mas mesmo assim foi percebido que o animal elefante trouxe muita dificuldade de encaixa-lo no gráfico devido a disparidade deste animal em relação aos demais.

Então, se torna bem mais prático e proveitoso trabalharmos animais que estão relacionados com a nossa fauna, e assim foi feito, e foi percebido um maior interesse pelos alunos em participar, pois os animais escolhidos foram aqueles que já são do conhecimento dos alunos e ao invés de usarmos os hábitos alimentares do tigre, urso e o elefante, optamos pelo gado de corte, gado de leite, a cabra e o porco, por estes estarem relacionados com o nosso cotidiano, e a disparidade de hábitos alimentares não seja tão astronômica como a do elefante x beija- flor.

A atividade que trata da orientação sobre confinamentos de bovinos ao meu ver foi muita proveitosa pois podemos trabalhar vários conceitos com porcentagem razão e proporção grandezas e medidas, alem de ser uma atividade próxima da realidade dos educandos pois a base da economia da região é a criação de gado de corte e de leite, embora a maioria dos criadores ainda criam no modelo extensivo o conteúdo foi muito pertinente e contextualizado.

A atividade sugerida para trabalhar a massa corpórea dos educandos foi executada com êxito embora alguns alunos se recusaram em participar por já se identificarem com acima do peso. Mas os alunos que ainda não sabiam passaram a ter a noção de como encontrar o seu IMC e se auto avaliarem.

O conteúdo que aborda imposto de renda e porcentagem em se não despertou muito interesse nos alunos e alguns até se sentiram excluídos pois falam em cifrões que estão distantes de seus contextos pois os alunos oriundos desta comunidade são todos sem exceção dependentes dos programas assistencialistas do Governo Federal e não condizem com a realidade dos educandos.

A meu ver todas as situações problemas que poderem ser contextualizas com a realidade de nossos educandos produzirá com certeza um efeito positivo no ensino aprendizagem dos educandos. Mas cabe também a nos professores estarmos atentos a aceitação ou empatia dos alunos e sempre estarmos aptos a novos desafios e buscando adequar os conteúdos propostos pelos livros didáticos e pcns à realidade de nossos educandos.

A escola possui um blog criado e desenvolvido pelo professor de matemática onde são publicadas algumas das atividades desenvolvidas com o consentimento dos alunos com o seguinte endereço eletrônico: http://povoadodeaguafria.blogspot.com







REFERENCIAS



CARVALHO, Mercedes. Problemas? Mas que problemas?! Estratégias de resolução de problemas matemáticos em sala de aula. Petrópolis: Vozes, 2005. 70 p.



DANTE, Luiz Roberto. Didática da Resolução de problemas de matemática. 1ª a 5ª séries. Para estudantes do curso Magistério e professores do 1º grau. 12ª ed. São Paulo: Ática, 2003.

GIOVANNI, Jose Ruy BONJORNO, Jose Roberto GIOVANNI JUNIOR, Jose Ruy. BONJORNO, Jose Roberto. GIOVANNI JUNIOR, Jose Ruy. Matematica fundamental: uma nova abordagem - guia pedagogico . Sao Paulo: FTD.



NUNÊZ, Isauro Beltrán. RAMALHO, Betania Leite (Orgs.). O uso de situações-problema no ensino de ciências. In.: Fundamentos do ensino-aprendizagem das Ciências Naturais e da Matemática: O novo Ensino Médio. Porto Alegre: Sulina, 2004. 145- 171 p.



RABELO, Edmar Henrique. Produção e interpretação de textos matemáticos: um caminho para um melhor desempenho na resolução de problemas. Campinas, UNICAMP, Faculdade de Educação, Dissertação de Mestrado, 1995. 209 p.



Programa Gestão da Aprendizagem Escolar - Gestar II. Matemática: Caderno de Teoria e Prática 1,2,3,4,5,e,6 - TP1, TP2, TP3, TP4, TP5 e TP6. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2008.

























ANEXO 1: ESCOLA MUNICIPAL NOSSA SENHORA DE FÁTIMA











































ANEXO 2: TANGRAN PRODUZIDOS PELOS ALUNOS DO SÉTIMO ANO





















































ANEXO 3: SÓLIDOS GEOMÉTRICOS CONSTRUÍDOS PELOS ALUNOS

FICOU SÓ A SAUDADE!!!

                                                   ROUBARAM A MINHA MOTO!

NÃO ERA  UMA MOTO DO ANO!
 DE 2 OU 3 ANOS DE USO, JÁ TINHA 13 ANINHOS, MAS O CARINHO QUE TINHA POR ELA ERA COMO SE FOSSE ZERA!
FICOU SÓ A SAUDADE!!!!