O QUE FAZER PARA MELHORAR A EDUCAÇÃO PÚBLICA

EDUCAR É UM ATO DE AMOR!

A EDUCAÇÃO É O PRINCIPAL ANTÍDOTO PARA COMBATER A DESIGUALDADE SOCIAL.
Luiz Rocha

Função da escola

O desafio das escolas comum e especial é o de tornar claro o papel de cada uma, pois uma educação para todos, não nega nenhuma delas. Se os compromissos educacionais dessas não são sobrepostos, nem substituíveis, cabe a escola especial complementar a escola comum, atuando sobre o saber particular que invariavelmente vai determinar e possibilitar a construção do saber universal.

terça-feira, 1 de maio de 2012

REFLEXÃO PEDAGOGICA


As pessoas têm diferentes formas de pensar, de aprender; leem, escutam, estudam de maneiras diversas. Sendo assim, cada aluno desenvolve formas próprias para receber e processar novas informações. Essas diferenças modelam os estilos de aprendizagem. Há pessoas que preferem estudar lendo; outras, ouvindo o professor e outras, ainda, escrevendo. Algumas gostam de pensar por longos períodos de tempo sobre o que estão aprendendo, de maneira a relacionar a nova aprendizagem com o que já sabem a respeito do novo tema. Portanto, as preferências referem-se tanto à forma de receber quanto de processar a informação.

O ensino deve ser um facilitador


O ensino deve ser um facilitador do processo de desenvolvimento. Sendo assim, é fundamental conhecer esse processo para propor situações-problema que estejam ao alcance do aluno. A cada resolução obtida com sucesso, o indivíduo atingirá níveis mais elevados, tornando-se apto a aprendizagens mais complexas.

O aprender é um processo natural

O aprender é um processo natural que surge da curiosidade das pessoas. Favorecida por um ambiente positivo, a aprendizagem desenvolve-se quando o que se está aprendendo adquire significado, relevância e boa estrutura. A função principal da escola e do professor é criar esse ambiente adequado e propício para que o aluno possa aprender

A educação escolar


A educação escolar tem sido objeto de profundas reflexões e mudanças nas últimas décadas. Estamos em plena época de desconstrução de paradigmas ligados ao sistema tradicional de ensino centrado na figura do mestre como único detentor de conhecimentos científicos e do aluno como mero receptor dessas informações.