O QUE FAZER PARA MELHORAR A EDUCAÇÃO PÚBLICA

EDUCAR É UM ATO DE AMOR!

A EDUCAÇÃO É O PRINCIPAL ANTÍDOTO PARA COMBATER A DESIGUALDADE SOCIAL.
Luiz Rocha

Função da escola

O desafio das escolas comum e especial é o de tornar claro o papel de cada uma, pois uma educação para todos, não nega nenhuma delas. Se os compromissos educacionais dessas não são sobrepostos, nem substituíveis, cabe a escola especial complementar a escola comum, atuando sobre o saber particular que invariavelmente vai determinar e possibilitar a construção do saber universal.

segunda-feira, 2 de maio de 2011

AVALIAÇÃO DE PORTUGUÊS/ 5º ANO/ SERRA DO RAMALHO/ PROFESSOR LUIZ ROCHA

ESCOLA CASTRO ALVES


ALUNO------------------------

AVALIAÇÃO DE PORTUGUÊS



A VELHA CONTRABANDISTA

Diz que era uma velhinha que sabia andar de lambreta. Todo dia ela passava pela fronteira montada na lambreta, com um bruto saco atrás da lambreta. O pessoal da Alfândega – tudo malandro velho – começou a desconfiar da velhinha.

Um dia, quando ela vinha na lambreta com o saco atrás, o fiscal da Alfândega mandou ela parar. A velhinha parou e então o fiscal perguntou assim pra ela:

- Escuta aqui, vovozinha, a senhora passa por aqui todo dia, com esse saco aí atrás. Que diabo a senhora leva nesse saco?

A velhinha sorriu com os poucos dentes que lhe restavam e mais os outros, que ela adquirira no odontólogo e respondeu:

- É areia!

Aí quem sorriu foi o fiscal. Achou que não era areia nenhuma e mandou a velhinha saltar da lambreta para examinar o saco. A velhinha saltou, o fiscal esvaziou o saco e dentro só tinha areia. Muito encabulado, ordenou à velhinha que fosse em frente. Ela montou na lambreta e foi embora, com o saco de areia atrás.

Mas o fiscal ficou desconfiado ainda. Talvez a velhinha passasse um dia com areia e no outro com muamba, dentro daquele maldito saco. No dia seguinte, quando ela passou na lambreta com o saco atrás, o fiscal mandou parar outra vez. Perguntou o que é que ela levava no saco e ela respondeu que era areia, uai! O fiscal examinou e era mesmo. Durante um mês seguido o fiscal interceptou a velhinha e, todas as vezes, o que ela levava no saco era areia.

Diz que foi aí que o fiscal se chateou:

- Olha, vovozinha, eu sou fiscal de alfândega com 40 anos de serviço. Manjo essa coisa de contrabando pra burro. Ninguém me tira da cabeça que a senhora é contrabandista.

- Mas no saco só tem areia! – insistiu a velhinha. E já ia tocar a lambreta, quando o fiscal propôs:

- Eu prometo à senhora que deixo a senhora passar. Não dou parte, não apreendo, não conto nada a ninguém, mas a senhora vai me dizer: qual é o contrabando que a senhora está passando por aqui todos os dias?

- O senhor promete que não “espaia” ? – quis saber a velhinha.

- Juro – respondeu o fiscal.

- É lambreta.

(Stanislaw Ponte Preta)

Interpretação do texto



1) O que a velhinha carregava dentro do saco, para despistar o guarda?



2) O que o autor quis dizer com a expressão “tudo malandro velho”?



3) Leia novamente o 4º parágrafo do texto e responda:

Quando o narrador citou os dentes que “ela adquirira no odontólogo”, a que tipo de dentes ele se referia?



4) Explique com suas palavras qual foi o truque da velhinha para enganar o fiscal.



5) Quando a velhinha decidiu contar a verdade?



6) Qual é a grande surpresa da história?



7) Dê o antônimo das palavras abaixo:

Bonito-----------------alto---------------------gordo----------------------

Feliz-------------------apagar-----------------vitória---------------------



8) Separe as silabas das palavras abaixo e classifique quanto ao numero de sílabas em monossílaba, dissílaba, trissílaba ou polissílaba:

Matemática---------------------------------------------------------------------------

Escola ---------------------------------------------------------------------------------

Amor ----------------------------------------------------------------------------------

Fé---------------------------------------------------------------------------------------

Construir------------------------------------------------------------------------------



9) Forme novos vocábulos como no exemplo abaixo:

Medo = medroso

Amor -------------------- sabor----------------------------------

Delicia --------------------- fama-----------------------------------

Coragem------------------ atenção----------------------------------



10) Circule as palavras que possuem encontro consonantal:

Menino - construir - escritório - coração

Família - absurdo - sujeito - avaliação

Observar - eclipse - aplauso - decepção



PROFESSOR LUIZ: o seu parceiro na construção do conhecimento!

AVALIAÇÃO DE MATEMÁTICA/ ESCOLA CASTRO ALVES/ 5º ANO/ PROFESSOR LUIZ ROCHA/ SERRA DO RAMALHO


ESCOLA CASTRO ALVES


ALUNO-----------------------------------------DATA: 17/03/2011



AVALIAÇÃO DE MATEMÁTICA



1) Escreva os valores abaixo em números romanos:

a) 22-----------------b) 35---------------------c) 60----------------------d) 120--------------

e) 17------------------f) 21-----------------------g) 650--------------------h) 1200------------



2) Assinale com (maior que ) > ou ( menor que ) < as sentenças abaixo:

a) 87--------78 b) 125-------------215 c) 324------------234

d) 350---------98 e) 760---------------900 f) 875 ---------------1200



3) Complete com o antecessor e o sucessor os números abaixo:

a)------------150------------- b) ------------99--------------

c) -----------400-------------- d)------------349----------------

e) -----------999--------------- f) ------------135---------------

g) -----------67----------------- h) ------------1200-------------



4)Escreva como lemos os numerais abaixo:

a) 345----------------------------------------------------------------------

b) 2.250-----------------------------------------------------------------------------

c) 15.900-----------------------------------------------------------------------------

d )5.000.000----------------------------------------------------------------------------

e) 8.511.965-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

5) Arme e efetue as continhas abaixo:

a) 3.354 + 567 =

b) 92.430 + 15.657 =

c) 12. 342 – 8. 231 =

d) 15.124 – 7. 389

e) 50.000 – 45.675

f) 10.000 – 9.985



avaliação de historia/ séries iniciais

ESCOLA CASTRO ALVES


ALUNO----------------------------------- DATA: 27/04/2011

AVALIAÇÃO DE HISTORIA



1) O que essa imagem está representando?      ( a imagem não foi inserida)
 






2) Em que pais isto acontecia ?

por quê?





3) Escreva o que você consegue

Observar nessa imagem.













4) Com a descoberta de ouro em Minas Gerais no período colonial muitos conflitos ocorreram os quais ficaram conhecidos como:

( ) Guerra do Paraguai ( ) Guerra dos Emboabas ( ) Briga de amigos



5) Algumas cidades se destacaram no Brasil no ciclo do ouro, principalmente em Minas Gerais, entre elas podemos citar:

( ) Brasília e São Paulo ( ) Diamantina e Ouro Preto ( ) Goiana e Manaus



6) A arte e a religião tinham o seu lugar de destaque no período colonial e um grande artista se destacou neste período pelas suas obras de esculturas feitas principalmente para as igrejas. Este escritor recebia o nome de:



( ) Aleijadinho ( ) pintor de igrejas ( ) escultor de reis e rainhas





7) Como era chamado o tipo de ouro encontrado nos leitos dos rios em Minas Gerais:

( ) Aluvião ( ) ouro branco ( ) ouro lavado



8) Quem foram as pessoas que encontraram ouro em Minas Gerais:

( ) os japoneses ( ) os Bandeirantes paulistas ( ) os escravos livres



9) Quem é que fazia todo o trabalho de extração do ouro?

--------------------------------------------------------------

10) Para aonde ia quase todo o ouro que era encontrado nas minas?

















avaliação de ciencias/ Escola Castro Alves / Serra do Ramalho

ESCOLA CASTRO ALVES


ALUNO-------------------------------------DATA/29/04/2011



AVALIAÇÃO DE CIÊNCIAS

1) COLOQUE A RESPOSTAS DAS QUESTOES ABAIXO NA CRUZADINHA;

a) Dentição de um adulto

b) Alem dos dentes a------------também pode ficar doente.

c) Dentes pontudos que perfuram e rasgam os alimentos

d) Seres vivos que causam doenças nos dentes e nas gengivas

e) Doença dos dentes causada por bactérias

f) Dentes que raspam e cortam os alimentos

g) Dentes ( 6 em cada arcada) que moem os alimentos.



a) D

b) E

c) N

d) T

e) I

f) N

g) A



































2) Um adulto com a dentição completa tem em media:

( ) 10 dentes ( ) 32 dentes ( ) 55 dentes



3) O que devemos fazer diariamente, após as refeições para permanecermos com os dentes sadios e saudáveis ?

-----------------------------------------------------------------------------------------

4) A transformação dos alimentos em elementos menores e mais simples que podem então ser utilizados pelo corpo é chamada de:

( ) digestão ( ) inflamação ( ) congestão