O QUE FAZER PARA MELHORAR A EDUCAÇÃO PÚBLICA

EDUCAR É UM ATO DE AMOR!

A EDUCAÇÃO É O PRINCIPAL ANTÍDOTO PARA COMBATER A DESIGUALDADE SOCIAL.
Luiz Rocha

Função da escola

O desafio das escolas comum e especial é o de tornar claro o papel de cada uma, pois uma educação para todos, não nega nenhuma delas. Se os compromissos educacionais dessas não são sobrepostos, nem substituíveis, cabe a escola especial complementar a escola comum, atuando sobre o saber particular que invariavelmente vai determinar e possibilitar a construção do saber universal.

segunda-feira, 2 de maio de 2011

AVALIAÇÃO DE PORTUGUÊS/ 5º ANO/ SERRA DO RAMALHO/ PROFESSOR LUIZ ROCHA

ESCOLA CASTRO ALVES


ALUNO------------------------

AVALIAÇÃO DE PORTUGUÊS



A VELHA CONTRABANDISTA

Diz que era uma velhinha que sabia andar de lambreta. Todo dia ela passava pela fronteira montada na lambreta, com um bruto saco atrás da lambreta. O pessoal da Alfândega – tudo malandro velho – começou a desconfiar da velhinha.

Um dia, quando ela vinha na lambreta com o saco atrás, o fiscal da Alfândega mandou ela parar. A velhinha parou e então o fiscal perguntou assim pra ela:

- Escuta aqui, vovozinha, a senhora passa por aqui todo dia, com esse saco aí atrás. Que diabo a senhora leva nesse saco?

A velhinha sorriu com os poucos dentes que lhe restavam e mais os outros, que ela adquirira no odontólogo e respondeu:

- É areia!

Aí quem sorriu foi o fiscal. Achou que não era areia nenhuma e mandou a velhinha saltar da lambreta para examinar o saco. A velhinha saltou, o fiscal esvaziou o saco e dentro só tinha areia. Muito encabulado, ordenou à velhinha que fosse em frente. Ela montou na lambreta e foi embora, com o saco de areia atrás.

Mas o fiscal ficou desconfiado ainda. Talvez a velhinha passasse um dia com areia e no outro com muamba, dentro daquele maldito saco. No dia seguinte, quando ela passou na lambreta com o saco atrás, o fiscal mandou parar outra vez. Perguntou o que é que ela levava no saco e ela respondeu que era areia, uai! O fiscal examinou e era mesmo. Durante um mês seguido o fiscal interceptou a velhinha e, todas as vezes, o que ela levava no saco era areia.

Diz que foi aí que o fiscal se chateou:

- Olha, vovozinha, eu sou fiscal de alfândega com 40 anos de serviço. Manjo essa coisa de contrabando pra burro. Ninguém me tira da cabeça que a senhora é contrabandista.

- Mas no saco só tem areia! – insistiu a velhinha. E já ia tocar a lambreta, quando o fiscal propôs:

- Eu prometo à senhora que deixo a senhora passar. Não dou parte, não apreendo, não conto nada a ninguém, mas a senhora vai me dizer: qual é o contrabando que a senhora está passando por aqui todos os dias?

- O senhor promete que não “espaia” ? – quis saber a velhinha.

- Juro – respondeu o fiscal.

- É lambreta.

(Stanislaw Ponte Preta)

Interpretação do texto



1) O que a velhinha carregava dentro do saco, para despistar o guarda?



2) O que o autor quis dizer com a expressão “tudo malandro velho”?



3) Leia novamente o 4º parágrafo do texto e responda:

Quando o narrador citou os dentes que “ela adquirira no odontólogo”, a que tipo de dentes ele se referia?



4) Explique com suas palavras qual foi o truque da velhinha para enganar o fiscal.



5) Quando a velhinha decidiu contar a verdade?



6) Qual é a grande surpresa da história?



7) Dê o antônimo das palavras abaixo:

Bonito-----------------alto---------------------gordo----------------------

Feliz-------------------apagar-----------------vitória---------------------



8) Separe as silabas das palavras abaixo e classifique quanto ao numero de sílabas em monossílaba, dissílaba, trissílaba ou polissílaba:

Matemática---------------------------------------------------------------------------

Escola ---------------------------------------------------------------------------------

Amor ----------------------------------------------------------------------------------

Fé---------------------------------------------------------------------------------------

Construir------------------------------------------------------------------------------



9) Forme novos vocábulos como no exemplo abaixo:

Medo = medroso

Amor -------------------- sabor----------------------------------

Delicia --------------------- fama-----------------------------------

Coragem------------------ atenção----------------------------------



10) Circule as palavras que possuem encontro consonantal:

Menino - construir - escritório - coração

Família - absurdo - sujeito - avaliação

Observar - eclipse - aplauso - decepção



PROFESSOR LUIZ: o seu parceiro na construção do conhecimento!

Nenhum comentário:

Postar um comentário