O QUE FAZER PARA MELHORAR A EDUCAÇÃO PÚBLICA

EDUCAR É UM ATO DE AMOR!

A EDUCAÇÃO É O PRINCIPAL ANTÍDOTO PARA COMBATER A DESIGUALDADE SOCIAL.
Luiz Rocha

Função da escola

O desafio das escolas comum e especial é o de tornar claro o papel de cada uma, pois uma educação para todos, não nega nenhuma delas. Se os compromissos educacionais dessas não são sobrepostos, nem substituíveis, cabe a escola especial complementar a escola comum, atuando sobre o saber particular que invariavelmente vai determinar e possibilitar a construção do saber universal.

sábado, 21 de maio de 2011

BREVE HISTÓRICO DE SERRA DO RAMALHO- BAHIA

SERRA DO RAMALHO BAHIA

O nosso município Serra do Ramalho esta situado na região Oeste da Bahia,fazendo limites com os municípios de Malhada, Carinhanha, Santana, São Felix do Coribe, Feira da Mata e Bom Jesus da Lapa, ao qual pertencia antes da sua emancipação. Sendo nosso município proveniente de um projeto de colonização e reforma agrária que era dividido em 23 agrovilas. Foi o seu plebiscito aprovado para município no dia 13-06-1989, mas após nossa emancipação perdemos para Carinhanha as agrovilas 15,16 e 23.


Serra do Ramalho, segundo o censo de 2000 conta com uma população superior a 33.000 habitantes.

HIDROGRAFIA





Serra do Ramalho não possui nenhum rio perene cortando o interior do seu município, mas possui no seu subsolo um lençol freático abundante, sendo possível cisternas quase em todos os sítios com profundidades em média de 15 metros.

A linha divisória que separa nosso município de Bom Jesus da Lapa ao leste, é o Rio São Francisco, rio de grande importância para a nossa economia, pois dele é retirado boa parte do peixe que consumimos, além de pequenas irrigações feitas à sua margem. Temos também ao norte o Rio Corrente que nos separa do município de Santana. Ao oeste da agrovila 05 temos a lagoa do Pajaú de onde pequenos pescadores retiram o peixe para o consumo e também para vender no município o ano todo.



ECONOMIA



A nossa principal economia é proveniente da criação bovina, pois uns dos poucos produtos que não precisamos importar é a carne de gado e o leite, além destes garantir o consumo interno, exportamos até para outros estados o boi gordo, o nosso famoso requeijão e a manteiga de leite de gado.

Produzimos na agricultura, no ano em que o clima é favorável o feijão catador, milho, algodão mandioca e o sorgo.



POPULAÇÃO



A população de Serra do Ramalho é a mais diversificada do oeste baiano, sendo este município oriundo de um projeto de colonização e têm sua ascendência proveniente de moradores que já habitavam esta região, imigrantes da represa de Sobradinho, sem terras trazidos pelo INCRA em 1979 do Mato Grosso do Sul, paraibanos, mineiros, sergipanos e pernambucanos.

É um lugar que não existe muita desigualdade social, ou seja não há muita diferença de poder aquisitivo,somente poucos comerciantes e criadores se destacam. mas sem significado no cenário nacional.

A religião dominante é o cristianismo, distribuídos na igreja Católica a que possui o maior número de fieis seguida pela igreja Assembléia Deus, Adventista,Cristã, Testemunha de Jeová e outras em menor número.
 
POSTADO POR LUIZ ROCHA 

Um comentário: